Olá, Bem Vindo

Após ler os textos, dê a sua nota! É simples, basta clicar nos quadradinhos logo abaixo de cada texto. Sua opinião é muito importante!

domingo, março 27

Etimongolia

Como todos já sabem, eu possuo uma certa paixão pelas palavras. Não diria exatamente paixão, mas sim um sentido mais aguçado de percepção quando ouço/escrevo/leio alguma palavra.
Desculpem-me os Etimologistas, conhecedores de palavras e de toda a história de composição de vocábulos, não estou aqui para criticar vocês, e sim o que vocês estudam !
Você já deve estar se coçando e pensando: Puuuts, la vem o Camargo com essa idéia imbecil. Ok, realmente é imbecil, mas se continuarem lendo este texto, mudarão com certeza o jeito de analisar uma palavra ... Ou não !

As origens
Palavra, do grego parabolé, é considerada uma unidade da linguagem humana. Já percebeu o tanto que uma palavra pode representar? Palavras formam frases, frases formam textos e assim nós lemos de uma forma tão dinâmica que acabamos analisando apenas o sentido que ela representa. Em outras palavras, não analisamos o sentido gráfico.
Para entendermos o texto, uma breve aula de Português. Quando queremos saber o sentido de uma palavra, damos o nome de termo. Quando queremos saber a representação material da palavra, ou seja, a linguagem escrita e a linguagem falada, demos o nome de vocábulo.
Então, estou aqui para falar do vocábulo! (aula de português nãaaaaao)
Bom, perceba que tudo que escrevi até agora foi analisado como termo, isto é, apenas o sentido da palavra. Mas quero que você percebm como as palavras são formadas, a composição das letras, o conjunto de sons. É uma coisa tão magnífica que até achamos que as palavras estão escritas erradas.
Ninguém analisa uma palavra na hora de ler. Tomamos como exemplo a palavra Guarda-Roupa. Uma palavra composta, que significa exatamente o sentido, um lugar onde guarda-se roupa (auto-explicativo). Agora olha a palavra Guarda-Chuva... Se analisarmos o método da palavra Guarda-Roupa, entenderíamos que é um lugar onde se guarda a chuva. Correto ? (Rááá)
Palavras compostas são muito interessantes. Representam coisas que sabemos, mas nem nos damos conta. Vou deixar você sozinho pensar na palavra Beija-Flor. E aí? Entendeu o motivo ? (ráá)
Agora chegou na parte onde eu mais gosto. As palavras que derivam de outras ! ! Aí sim, brota uma revolta de dentro da minha alma para as pessoas que realizam essa façanha.
Bom, perceba como a palavra xadrez surgiu: (sânscrito) chatur anga - chaturanga - (persa) schatrayan - schatrayn - shadrayn / shadran - (árabe) al xedrech ? alxedrez ? ajedrez (castelhano) e xadrez (português).
Hahahahaha. Pára com isso ! Quem foi o gênio que inventou uma coisa dessa? Sinceramente, como uma coisa que começa CHATURANGA termina em XADREZ ?
A criatividade em derivar palavras é impressionante, basta digitar qualquer palavra na Internet e pedir o significado etimológico. Os caras são bons ! !
Vamos para o nome do nosso país (Brasil tá ?). Sempre vem um queridinho e fala: - Ahh, é por causa do pau Brasil ! - Sim, parabéns, você é um perfeito incompleto ! Pau-Brasil, aquela árvore famosa e blablabla, que possui o interior do tronco na cor vermelha. Daí o nome em Tupi ibirapitanga, que significa Pau-vermelho. Porém, Brasil significa brasa em português arcaico, dái o nome do nosso País. Criativo ? (Baaah !!)
Bom, a etimologia é um ramo muito interessante, mas é coisa de doido. Então não fique como eu !

Feias, grandes e difíceis
Agora sim, apesar da criatividade inspiradora, de noites perdidas para inventar uma palavra, surgem os camaradas que adoram as bizarrices do mundo !
Independente da origem etimológica, diga-me o motivo de uma pessoa criar uma palavra com o nome de CÃIMBRA! Não, pára com isso ! CÃIMBRA cara ? CÃIMBRA? Por que? Por que você criou uma palavra que ninguém sabe escrever? Por que essa palavra tem o til (~) na primeira sílaba ? (Eu odeio você que inventou essa palavra!!)
Não satisfeito com essa maravilha de palavra, inventaram o CÔNJUGE. Meu Deus do céu ! Que palavra é essa ? Além de ser uma proparoxítona, ela possui um Jota (j) e um (g) que se confundem. Por que não CÔNJUGUE ? Seria melhor!
São tantas palavras que eu fico impressionado. Hemorróida (essa é vencedora do Oscar), Diarréia (puts), Menstruação (a mulher tem até vergonha de falar isso), Pança (hahaha), Brócolis, Verruga, Sovaco, Fralda, Bochecha, Solavanco... ahhhhhhh ! Chega !
Além dessas lindas palavras, os gênios inventam palavras grandes de nove mil letras (ráá) que poderiam ser resumidas em 3 sílabas. Quando digo palavra grande, não me refiro a doenças e nomes de remédio ( Está aí outro texto que pode encher milhões de páginas ), digo palavras normais, de cotidiano, que poderiam ser simples. Alguém colocou o nome de um animal de Hipopótamo, outro achou melhor chamar uma pedra de paralelepípedo, e aquele que era contra a constituição criou o Anticonstitucionalissimamente (uma palavra tranquila com 29 letras).
Para fechar esse excesso de baboseiras, vamos agora para a palavra que me encanta. São Petersburgo é uma cidade da Rússia, considerada a capital da cultura. O que me interessa de verdade é a formação das letras na palavra. Assim como Perspectiva, existe um ésse (S) depois do érre (r)... PeteRSburgo ! Então a palavra fica completamente impossível de ser pronunciada de forma rápida. Tente, PETERSBURGO ! Não é PETESBURGO! É PETERSBURGO ! Se pudéssemos escrever o que realmente falamos, seria assim: Peter(pausa)sburgo ! hahaha

É... as palavras realmente são encantadoras. Nos divertem em um simples texto. Comece a perceber como as palavras se encaixam, o porquê delas terem aquele som, ou o motivo delas se juntarem e formarem sentidos diferentes. Isso as vezes causa um certo repúdio, e não é a toa que existem pessoas que têm medo de pronunciar palavras grandes e difíceis. Ironicamente ou não o nome dessa fobia é Hipopotomonstrosesquipedaliofobia. Vai entender ?! !

2 comentários:

Unknown disse...

Que isso, tu virou escritor agora?? Nem sabia desse seu blog aqui não... ps: também não vou ler porra nenhuma de texto às 07:40 da manha de 2ª, que eu tenho mais o que fazer ahuraesuhase.

Thaisss...*-* disse...

Ahhh... vc nem falou do tempe(i)ro, mui(n)to....
Hhaushaushaushausha...
Mto bom... raxei de rir com "Hipopotomonstrosesquipedaliofobia". bjo S2