Existem coisas que são previstas antes mesmo do ano começar. Todo ano tem dia dos pais, dia das mães, Páscoa... blablabla... e o nosso querido Natal. Eita coisa boa, não é?
O Natal é uma data comemorativa, assim como qualquer outra no ano, porém vários fatores cercam essa "divina festa cristã” (an?)! Vamos fazer o seguinte, faça de conta que você é PHD na teoria do natal, sabe toda a história bíblica e todos os fatos narrados e exortados desse episódio antigo. Vou pra parte que realmente me interessa, aliás, que interessa a todos. Afinal, o natal nunca foi Natal. Então fiz o seguinte, dividi esse texto em dois tópicos: "O Natal comercial" e “O Verdadeiro Natal”
Isso, ajeite-se aí nessa poltrona, e prepare-se para um excesso de baboseiras informações!
O Natal comercial
A cada ano que se passa o natal chega mais cedo. Lembro-me quando era criança, que natal era na semana exatamente anterior ao dia 25 (lógico que os dias 24/25 enquadram-se). Porém, hoje, o natal começa em outubro. É só dar uma pequena percorrida nas ruas de sua cidade que você começa a enxergar os coloridos e os pisca-piscas infinitos que enfeitam a noite. Outra coisa muito óbvia e extremamente marcante é o urso polar que bebe Coca-Cola. Aquele urso fica o ano todo de folga, aí só no final do ano (que agora começa em outubro), ele resolve tomar Coca-Cola e aparecer na televisão. Interessante!
Mas eu tiro o chapéu para a Coca-Cola. Aquele caminhão todo iluminado, que passa pela cidade entoando lindas canções natalinas ("canções coca-colinas"), é tão quase notório quanto o urso polar. E outra coisa, o Papai-Noel deles é mais bonito que o Brad Pitt! E eu já ia me esquecendo da versão 3litros da garrafa plástica (PET) que não cabe na porta de sua geladeira.
Gente, o natal é lindo! O que falar dos lixeiros que vem até a porta da sua casa para recolher o lixo, naquela correria louca, todos usando aquela linda touca de papai-noel? O que falar da quantidade de pinheiros que são podados nessa época do ano, para ganharem lindas bolotas coloridas que ficam dependuradas ao lado de renas e estrelinhas de pelúcia? Haha. O natal é lindo MESMO!
Agora a parte que eu mais gosto. Quando se fala em natal, lembra-se de quê? (Cara, esquece a Coca-Cola!) Lembra-se de Amigo oculto e festas comemorativas de fim de ano. Existe coisa mais bacana para se comentar?
Era o final do ano de 2003. Clima natalino e tudo mais, por que não fazer um amigo oculto? Uma das brincadeiras mais magníficas do universo, certamente criada por um cientista famoso que tinha algum tipo de esquizofrenia aguda.
Muito bem, voltemos ao clima natalino daquela época. Lembro-me muito bem que me esforcei ao máximo pra comprar um presente no mínimo digno ao meu amigo oculto (que geralmente foge daquela lista disponibilizada com "sugestões de presentes"). Só que a gente é imbecil, todo ano é a mesma coisa. Você se esmera pra comprar o presente e ganha alguma coisa tão pífia que destrói completamente a sua vontade de permanecer no local. Em 2003 eu ganhei um despertador de cabeceira na cor verde-limão... (coloquei essas reticências, porque me deu muita vontade de soltar uns palavrões).
Então, amigo oculto serve pra acabar com seu espírito natalino, mas ele não fica sozinho, porque sempre vem acompanhado das festas comemorativas de fim de ano. Ô beleza! Junta aquele povo bonito da sua empresa, uns que você nunca viu na vida, o seu chefe achando que está fazendo o nome dele, só porque está bancando o evento... Aí acontece uma coisa interessante, o que era pra ser algo comemorativo, acaba sendo desgastante demais. Os mesmo grupos de trabalho sentam juntos nas mesas, de forma que não têm contato nenhum com outro grupo qualquer. E ainda falam mal e perguntam: "Por que o gerente está repetindo a comida?”
Mas ainda acho o natal lindo.
Pra fechar com chave de ouro, no dia 25 a família se junta pra um “almoção”. O tio com certeza está mais gordo que no ano passado e é ele que vai gritar "Bingo!" primeiro, levar o dinheiro de todo mundo embora e parar na segunda rodada.
Diante de tudo isso que foi exposto, admito que sou muito bom no Bingo de natal, mas não concordo de jeito nenhum quando minha mãe me fala: "Não acredito que você não comprou presente pra sua tia-avó de oitavo grau!"
O Verdadeiro Natal
Criticar é uma coisa muito fácil. Uma cabeça “semi-pensante” executa essa tarefa com muita facilidade. Então devo elogiar a outra vertente associada ao natal.
Assim como as lojas arrebentam de ganhar dinheiro, crianças, jovens, adultos e idosos aproveitam o seu novo presente de natal. Mesmo que seja uma meia soquete ou um jogo de cinco cuecas de pano, ganhar presente é muito bom.
Mas nem todos recebem essa iguaria. No natal e durante o ano inteiro, muitas pessoas passam fome, não têm aonde dormir e caranguejam de frio, enquanto papais-noéis descem chaminés apertadas. Várias campanhas estouram no país, milhões de almas solidárias dedicam um tempinho da vida delas para confortar a vida alheia. Natal bonito é esse!
Enquanto você lê esse singelo texto, caldeirões ardem em fogo vivo, preparando alimento a essas pessoas que observam os pisca-piscas da sua casa, antes de pegarem no sono debaixo de alguma marquise. Agasalhos são coletados em postos de coleta em todo o mundo, brinquedos usados são reformados para devolver o sorriso de alguma criança, pelo menos na noite de Natal.
É meu amigo, tenho certeza que seu Natal, pode ser muito mais do que a sua árvore de natal e o seu pai vestido de papai-noel. Tenho certeza que no seu armário, existem mais roupas do que você precisa, existem brinquedos empoeirados buscando novos abraços...
Seja o Papai-Noel de alguém, não precisa de chaminé, muito menos de trenó, basta estender os braços e com um sorriso gostoso no rosto, entregar a felicidade para alguém. Isso é Natal! Um natal que deveria ser o ano todo, contagiando cada vez mais as pessoas e transformando os "ursos polares" em "meninos Jesus"!
Tenha um Feliz Natal! !
4 comentários:
Muita gente esquece a essência do natal... Mais importante que dar e receber presentes é a solidariedade.
Ho ho ho ho... gostei do texto! =D
O natal assim como as demais datas comemorativas s tornaram mais um produto a ser comercializado pelo capitalismo selvagem e devorador! A essência se perde e o verdadeiro motivo a ser comemorado é secundarizado... esquecido...
Além disso, vc toca na questão das desigualdades sociais, o natal é acessível a alguns e passa looonge dos outros!
Apesar d eu nao ser cristã, tb acho necessário priorizar a busca pelo espírito de solidariedade como sinônimo de espírito natalino.
Beijos! E feliz natal!
Muito bom os textos Camargo, sensacional o segundo "A vantagem de beber".
Um abração ai!
É isso ai meu amigo,gostei muito de seu texto e vc sabe que se eu estou falando que gostei é porq eu gostei mesmo, olha que o li por duas vezes pra entender oq vc queria com o texto e vc disse tudo que precisava ser dito pois nesse texto vc não se ateve apenas a critica, deixou pra cada da um a reflexão! E agora cabe a cada pessoa que o lê de fazer de seu Natael oq bem entender pois vc ja mostrou as duas vertentes do que na verdade se trata dessa data que é o dia 25 de Dezembro...
Um forte abraço de quem tanto te gosta de verdade!
Postar um comentário